
A medida dos tijolos modulares é precisa, seus encaixes são perfeitos, o que faz com que a quantidade de cimento utilizado no reboco seja bastante inferior se comparado ao sistema convencional. Além de reduzir a quantidade de materal, as paredes formam superfícies extremamente paralelas. É necessário apenas um filete de cola ou cimento para o sistema construtivo modular assentar o tijolo.
Observe a diferença entre as paredes: com o tijolo-ecológico não é necessária toda essa quantidade de cimento e areia (que aparece somente em uma parede, imagine em uma casa inteira!), o que se traduz em redução do custo em vários sentidos (mão-de-obra, tempo de execução, materiais propriamente ditos, como cimento, areia, argamassa e tinta, etc....
Comparação do Revestimento
Instalações Hidráulicas e Elétricas
instalação hidráulica e elétrica é racionalizada, assim como toda a construção quando utilizamos o tijolo-ecológico. Na montagem dessas instalações, não é necessário quebrar as paredes, como acontece no sistema convencional; o próprio formato do tijolo permite que tais instalações sejam embutidas: o sistema hidráulico já está praticamente todo pronto antes mesmo da alvenaria, o restante do sistema é montado juntamente com a elevação das paredes, já que o sistema modular do tijolo permite a construção através de meros encaixes.
A altíssima qualidade faz o tijolo modular relativamente mais leve que os tijolos comuns, considerando a quantidade de material adquirido no levantamento e acabamento da obra.
O tijolo ecológico pode atingir uma resistência superior à exigida pelas normas técnicas, o que garante uma durabilidade muito maior à sua obra. Durante a produção, o tijolo ecológico é tratado com água, o que aumenta ainda mais sua resistência quando exposto à umidade.
Tijolos comuns podem enfraquecer se não forem protegidos da umidade.
Leve e resistente
Assentamento
Para fazer o assentamento dos tijolos você pode utilizar cola branca, massa para assentamento ou até mesmo a mistura de argamassa com cola branca e água.
Na construção com o tijolo-ecológico, a fundação é exatamente a mesma utilizada no modo convencional, entretanto, a distribuição das vigas e colunas é diferenciada, assim como a instalação hidráulica e elétrica. Em suma, a finalidade é a mesma que o tijolo convencional: a construção; entretanto, os meios são otimizados, racionalizados, trata-se de uma construção inteligente.